quinta-feira, 31 de maio de 2012

PROJETO GRAFITE NA ESCOLA


Foz do Brasil promoverá oficinas de grafite para revitalizar muro de escola do Abílio Pedro
Estudantes da própria escola participarão das oficinas e serão responsáveis pela revitalização do muro
A concessionária Foz do Brasil deu início a um projeto piloto de oficinas de grafite e desenho itinerantes realizadas na Escola Estadual Profª. Leontina Silva Busch, no parque Abílio Pedro. As oficinas terão duração de um mês, com início nesta terça-feira, 22 de maio e término em 21 de junho, sendo quatro aulas de grafite e quatro de desenho.
A proposta da ação social é promover a revitalização do muro externo da escola por alunos da própria instituição de ensino, já que o ambiente sofre com frequente pichação. Segundo o professor mediador, Luciano Ferreira, o objetivo das oficinas é oferecer conhecimento aos estudantes e reforçar entre eles questões de cidadania. “Queremos despertar nos alunos o sentimento de pertencimento, para que sintam que a escola é deles e comecem a cuidar dela”, avalia Ferreira.
As oficinas são totalmente gratuitas, promovidas pela concessionária Foz do Brasil como parte do projeto de responsabilidade social GraFoz. As aulas de grafite serão ministradas às terças-feiras pelo professor Paulo Ricardo da Silva, conhecido como Medo, e as oficinas de desenho, às quintas-feiras, pela professora Flavia Pozzobon.
Mariana Oliveira Feitor, 14 anos, já participa das aulas de grafite do projeto GraFoz e agora terá a oportunidade de grafitar o muro da sua escola. Nas oficinas do projeto Mariana está aprendendo a diferenciar o grafite da pichação e uma das lições é que até para manusear o spray é preciso de técnica, leveza e criatividade. “Pichação não tem beleza já a arte do grafite sim. Aqui no bairro, quando nos pedem informação de algum local, o grafite serve até como ponto de referência”.
A iniciante Yarê Cristina Ribeiro, 14 anos, considera as oficinas uma oportunidade de melhorar a imagem da escola. “Meu maior sonho é ter nossa escola alegre e colorida e não do jeito que está”, comemora.
A ação de grafite no muro da escola está prevista para o dia 30 de junho e contará com a participação dos alunos das oficinas. Todo o material didático para as aulas, os sprays e tintas para a ação de grafite e os professores serão pagos pela concessionária Foz do Brasil.
Concurso de desenho
Os demais estudantes da escola também poderão participar da criação do muro, por meio de um concurso de desenho que será promovido pela escola.
Com o tema “Traçando um futuro de cores e sonhos”, o concurso de desenho será aplicado em toda a escola, abrangendo os três períodos de aula, manhã, tarde e noite, com isso, mesmo os alunos que não conseguiram participar das oficinas poderão ter seus desenhos estampados no muro da escola se forem classificados.
O concurso será promovido entre maio e junho e todos os alunos poderão participar. A escolha dos vencedores será feita por uma comissão formada por representantes da escola e do projeto GraFoz.
Para a diretora Aldilene Cristina Buso Marggioni, as oficinas de grafite e desenho vêm ao encontro dos interesses dos alunos e poderão contribuir para criar uma identidade à escola. “Estamos tentando conscientizar os alunos para preservar o ambiente escolar. Acreditamos que participando do processo de criação do muro, os estudantes se identifiquem mais com a escola e percebam que esse patrimônio é deles também”, considera Aldilene.
Obs: Seguem fotos. Crédito: Tiago Degaspari
Informações para a imprensa:
Sandra Alves – sandraalves@fozdobrasil.com –             (19) 3404 5506       / 8144 9786
Sueli Paschoalon – spaschoalon@fozdobrasil.com –             (19) 3404 5504       Exiba DSC_4002.jpg na apresentação de slidesExiba DSC_4011.jpg na apresentação de slides

Nenhum comentário:

Postar um comentário